Notícia


5/11/2018 | Nota de Imprensa

União Europeia promove direitos humanos e atividades para crianças na Feira das Embaixadas em Brasília


NOTA DE IMPRENSA

UNIÃO EUROPEIA PROMOVE DIREITOS HUMANOS E ATIVIDADES PARA CRIANCAS NA FEIRA DAS EMBAIXADAS EM BRASÍLIA

Num evento que une nações, povos e culturas do mundo inteiro, a União Europeia simboliza esta iniciativa com uma contagem decrescente para a comemoração dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Atividades para crianças, incluindo uma oficina artística, pintura de rosto e o passaporte europeu estarão também na pauta.

 A 13ª edição da Feira Internacional das Embaixadas acontecerá no dia 10 de novembro de 2018, na ExpoBrasília, Parque da Cidade. Este evento é um momento de beneficência em que, por meio de doações e vendas de produtos típicos de cada Embaixada participante, são arrecadados fundos para apoiar e ajudar ações e instituições brasileiras de caridade. A União Europeia marcará presença nesta iniciativa para alcançar o público em geral da cidade que a acolhe e para agradecer ao povo de Brasília, compartilhando algo sobre a União Europeia, com atividades especiais para um público mais jovem.

Este ano, o stand da União Europeia possui um foco temático na promoção e proteção dos direitos humanos e da democracia, assinalando a contagem regressiva para a comemoração dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 10 de Dezembro. Para simbolizar este ponto, a União Europeia organiza uma cerimônia institucional agendada para as 12 horas e que será conduzida pela Encarregada de Negócios a.i. da União Europeia no Brasil, Claudia Gintersdorfer, juntamente com o seu convidado, o coordenador-residente do Sistema Nações Unidas no Brasil, Niky Fabiancic. Será um ato simbólico, de descerramento de um painel de grandes dimensões com a ilustração de vários artigos dos direitos humanos e por breves palavras de apoio a esta causa.

Durante a parte da tarde, a União Europeia promoverá a reflexão deste tema de uma forma lúdica e didática através da organização de uma Oficina de Artes sobre os direitos humanos para as crianças visitantes. Esta oficina conta com a participação da Inscrire, associação que cria intervenções artísticas, patrimoniais e sociais sobre as questões relativas aos direitos humanos nas escolas mais desfavorecidas do Brasil, e será liderada pelo diretor da Inscrire Brasil, Philippe Nothomb. As crianças participantes terão a oportunidade de expressarem em desenhos os artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH).

Ao longo do dia, todos os visitantes terão a oportunidade de experimentar sabores europeus e de participarem em outros tipos de atividades, como a pintura de rosto e o passaporte europeu. Terão também a oportunidade de ter um contato mais direto com as Embaixadas da Áustria, Irlanda e Dinamarca que participarão no estande da União Europeia.

PROGRAMAÇÃO:

10h00 – Abertura da Feira

10h00-19h00 – Sabores Europeus e gadgets da União Europeia

10h00 – 12h00 – Ateliê de pintura de rosto + Passaporte Europeu

12h00 - Cerimônia institucional de Direitos Humanos

Descerramento do backdrop alusivo à comemoração dos 70 anos da Convenção dos Direitos Humanos;

Breves palavras

Entregas das braceletes/fitas alusivas aos Direitos Humanos

12h30-14h00 - Ateliê de pintura de rosto + Passaporte Europeu

14h00-17h00 – Oficina de Artes Direitos Humanos

17h00-19h00 – Passaporte Europeu

19h00 – Encerramento

 

SERVIÇO:

FEIRA DAS EMBAIXADAS – ExpoBrasília

Estande da União Europeia – F01, 02 e 03

 


Fonte: União Europeia