Notícia


4/10/2021 | Portocel

Portocel: referência mundial na movimentação de produtos florestais


 Portocel é um terminal privativo, que movimenta cargas gerais e é o único terminal portuário brasileiro especializado na movimentação de produtos florestais. Referência em movimentação de celulose, é considerado um dos portos mais eficientes do mundo. Isso significa que a operação é mais rápida, qualificada e com menor índice de avaria e menor custo operacional. Daí o recorde de 39.048 toneladas embarcadas em um navio em um dia.

Portocel é fruto de uma parceria entre a Suzano (51%) e a Cenibra (49%), duas das maiores produtoras mundiais de celulose branqueada de fibra curta. Está localizada em Barra do Riacho, no município de Aracruz, Espírito Santo, 70 km ao norte de Vitória. Possui uma estrutura capaz de movimentar 7,5 milhões de toneladas anualmente. Responde pela movimentação de 60% da celulose exportada pelo Brasil.

Em localização estratégica, o terminal fica a 4,3 km da Suzano (unidade Aracruz) e é ligado à Cenibra, em Belo Oriente (MG), pelo ramal ferroviário EFVM (Estrada de Ferro Vitória-Minas), com a utilização de 113 vagões que saem diariamente da fábrica para o porto. Esse sistema logístico, portanto, reduz o uso de rodovias e o transporte por caminhões em longas distâncias e, assim, é muito mais sustentável. A celulose embarcada em Portocel abastece os mercados asiático (45%), europeu (32%) e norte-americano (23%) e é usada para a fabricação de papéis de imprimir e escrever, papéis sanitários e papéis especiais de alto valor agregado.

Ainda mais importante do que a ênfase nos recordes de desempenho, Portocel se caracteriza pela busca da excelência em infraestrutura portuária e atua com agilidade e de forma integrada, simplificando processos e aperfeiçoando o fluxo de informação. A companhia é fiel às suas Crenças de Gestão e atua com senso de dono, a fim de oferecer serviços diferenciados,  mitigar os impactos das operações, proporcionar segurança aos trabalhadores e aplicar princípios de sustentabilidade e respeito às pessoas e ao meio ambiente.

Site oficial: http://www.portocel.com.br/


Fonte: Portocel